Resenha Biográfica
Sumário das Entrevistas
Ficha Técnica

 



 

 

 

Resenha Biográfica

Airton Fischmann nasceu em 16 de outubro de 1941, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Descendente de imigrantes judeus russos, desde cedo se interessou pela medicina, por influência de um tio paterno, Jaime Fischmann, e um primo materno, Davi Boianowski, sendo que este último foi consultor da OEA na área de alimentos. Formou-se pela Faculdade Católica de Medicina na mesma cidade, em 1966. Apesar de querer ser pediatra, acabou por se especializar em Tisiologia, graças a Moacyr Scliar. Atuou como médico tisiologista da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, entre 1967 e 1969. Em 1971, concluiu o Curso de Especialização em Saúde Pública, na Universidade de São Paulo (USP).

No retorno a Porto Alegre, trabalhou como médico da Unidade de Vigilância Epidemiológica até 1975. Entre 1975 e 1978, foi diretor da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Paralelamente, cursou o mestrado na Faculdade de Saúde Pública da USP, defendendo sua dissertação em 1978, sobre a investigação da varíola no estado do Rio Grande do Sul, atividade da qual participou ativamente, como membro da equipe que atuou na erradicação da doença no estado.

Foi nomeado diretor-geral da SES e exerceu o cargo de 1979 a 1982. Assessorou o Ministério da Saúde de 1982 a 1985, trabal hando na Secretaria Nacional de Ações Básicas em Saúde (SNABS). Foi também consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)e epidemiologista do Programa Ampliado de Imunização (PAI)entre 1987 e 1997, tomando parte nas atividades de erradicação da poliomielite e do sarampo, na Venezuela e em outros países da América Latina. Desde 1998, é assessor de epidemiologia da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

Sumário das Entrevistas

Fita 1 Lado A

Sua origem familiar e a ascendência judaica;comentários sobre o início de sua vida profissional no Sanatório Partenon como tisiologista e a Residência em Clínica Médica na Santa Casa da Misericórdia;a graduação na Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, de 1961 a 1966;o concurso para médico-legista, realizado em 1966, e sua aprovação no concurso para a vaga de tisiologista da SES;comentários acerca do tratamento via internação do paciente;menção a Werner Opt e sua contribuição para as mudanças desta concepção de tratamento;considerações sobre o Programa Saúde da Família e os Agentes Comunitários de Saúde;as atividades de Ernani Camargo na luta contra a poliomielite; comentários sobre vigilância epidemiológica e o relatório da Seção de Epidemiologia da SES, em 1966.

Fita 1 Lado B

O conceito de vigilância proposto por Alexander Langmuir, em 1964;o convênio entre a SES e o Ministério da Saúde, por intermédio da Fundação SESP, em 1969;relato sobre o trabalho realizado durante este convênio;a extinção da Seção de Epidemiologia da SES e a criação da Unidade de Vigilância Epidemiológica (UVE), em 1969;comentários sobre as atividades realizadas pela UVE no combate à varíola;a especialização em saúde pública, na USP, em 1971.

Fita 2 Lado A

Os resultados das primeiras campanhas de combate à poliomielite;os Anais do Primeiro Seminário Brasileiro de Vigilância Epidemiológica da Varíola, realizado em João Pessoa, em 1972;o treinamento dos médicos para diagnosticar a pólio;seu trabalho como diretor da Escola de Saúde Pública de Porto Alegre, entre 1975 e 1978;breve relato sobre o trabalho de Paulo de Oliveira Chaves;a seleção e treinamento dos auxiliares de epidemiologia e os resultados obtidos; algumas dificuldades encontradas para a realização dos projetos da UVE.

Fita 2 Lado B

As primeiras campanhas nacionais de vacinação, sua divulgação e receptividade;a Conferência de Alma-Ata, em 1979;lembrança de Carlos Gentile de Mello;os cursos descentralizados de saúde pública, em convênio com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Fiocruz;as circunstâncias do convênio INAMPS/Secretaria da Saúde para o atendimento aos pacientes com tuberculose.

Fita 3 Lado A

A questão do suprimento de vacinas nas campanhas e o sistema de rede de frio; comentários sobre a importância da erradicação mundial de doenças como a poliomielite e a varíola;relato sobre o Fundo Rotatório Internacional;a forma de realização dos Cursos Básicos de Vigilância Epidemiológica;destaque para as atividades realizadas pela NABS;as circunstâncias do seu retorno à Vigilância Epidemiológica;a experiência como professor de medicina preventiva, na Faculdade Católica;o trabalho junto à OPAS, no Programa de Erradicação da Poliomielite.

Fita 3 Lado B

Comentários sobre as atividades desenvolvidas no PAI;a importância de Ciro de Quadros e da OPAS no programa de erradicação do sarampo que integrou o Brasil a países vizinhos;seu trabalho na SES como assessor em epidemiologia, em 1998;comentários sobre o Curso de Vigilância Epidemiológica.

Fita 4 Lado A

Comentários sobre a administração do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre;a atuação da Coordenação de Ações Integrais (CAIS)e dos grupos geo-operativos;referência ao programa “Municipalização Solidária Saúde ”, do Governo Estadual;lembranças de suas últimas atividades na OPAS;as previsões para a erradicação do sarampo e da poliomielite até 2005;o armazenamento do acervo documental feito pelo Ministério da Saúde.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Entrevista: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Transcrição: Marcello Cappucci Frisoni
Conferência de Fidelidade: Laurinda Rosa Maciel
Sumário: Angélica Estanek Lourenço e Laurinda Rosa Maciel
Resenha Biográfica: Laurinda Rosa Maciel
Número de Fitas: 4
Tempo de Gravação: 3h30min
Local: Porto Alegre, RS
Data: 6/8/2001