Resenha Biográfica
Sumário das Entrevistas
Ficha Técnica

 



 

 

 

Resenha Biográfica

Arcelino Chicré Miguel Bitar, filho de imigrantes libaneses, é natural do Pará, onde se graduou em medicina na Faculdade de Medicina e Cirurgia, em 1940. Fez internato no Pronto Socorro de Belém e na Santa Casa da Misericórdia do Pará, percebendo logo sua inclinação para a ortopedia.

Após sua formatura, veio para o Rio de Janeiro com o colega e amigo Clóvis Meira e iniciou sua carreira profissional na área de ortopedia do Hospital Pronto Socorro, hoje Souza Aguiar, na equipe de Benjamim Baptista, chefiada por José Paulo de Azevedo Sodré. No ano seguinte, 1941, seguindo a sugestão de Armando Nogueira, cirurgião da equipe do Hospital Pronto Socorro, ingressou no Hospital Jesus, chamado, à época, de Escola de Ortopedia Pediátrica, para ficar por um período de seis meses e lá se aposentou, em 1986. Trabalhou no Ser viço de Cirurgia Infantil e Ortopedia.

Por indicação de Oswaldo Campos, Arcelino Bitar estagiou no Shiners Hospital for Crippled Children, na Filadélfifia, Estados Unidos, em 1943 e 1944, e no Serviço de Ortopedia do Hospital da Universidade Estadual de Iowa, onde adqui-riu o título de Masters of Science em Ortopedia, em 1945. Trouxe a experiência de trabalho com grandes médicos americanos para o Hospital Jesus, o que o ajudou a se tornar um dos nomes de referência no tratamento dos seqüelados de pólio com problemas motores e ortopédicos, bem como no tratamento cirúrgico da tuberculose ósteo-articular. Foi no Hospital Jesus que se realizou a primeira operação de Harrington para escoliose e o primeiro alongamento de tíbia pelo método Anderson.

Assumiu a chefia do Ser viço de Ortopedia, em 1974, cargo no qual permaneceu até 1986. Atuou também no Instituto dos Comerciários, onde criou o Serviço de Ortopedia, no Instituto dos Bancários e no Hospital do Andaraí. Durante muito tempo assessorou os residentes em ortopedia pediátrica.

Ingressou na Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia, em 1946, foi membro de diretorias nacionais e presidiu a regional do Rio de Janeiro. Foi também subdiretor da Revista Brasileira de Ortopedia, criada em 1966. Faleceu em janeiro de 2005.

 

 

 

 

Sumário das Entrevistas

Fita 1 Lado A

A origem familiar de ascendência libanesa;a viagem ao Líbano ainda criança; longas lembranças de sua infância;motivos para optar pela medicina;considerações sobre a graduação realizada na Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, em 1935;menção a colegas e professores:Clóvis Meira, Carlos Alberto Leite e Dias Júnior, professor de anatomia.

Fita 1 Lado B

Considerações sobre as aulas práticas realizadas na Santa Casa da Misericórdia do Pará;as circunstâncias da vinda para o Rio de Janeiro e o trabalho no Hospital Pronto Socorro, atual Hospital Souza Aguiar;a indicação de Armando Nogueira para trabalhar no Hospital Jesus;o trabalho com pacientes com seqüelas;considerações sobre a epidemia de 1953, com 276 casos de poliomielite; relato sobre os sintomas da poliomielite; as dificuldades na utilização do pulmão de aço;a fundação do Centro de Internação de Pólio Agudo (CIPA), cuja diretora era Itamara Meilman;considerações sobre o diagnóstico da poliomielite, na década de 1940;comentários sobre a população mais atingida pelo vírus;considerações sobre o tratamento da pólio e os casos cirúrgicos.

Fita 2 Lado A

As circunstâncias de sua vinda para o Rio de Janeiro;comentário sobre a cidade naquela época;sua permanência no Serviço de Ortopedia no Hospital Bota ortopédica utilizada em crianças com seqüela de pólio dos Estrangeiros;comentários sobre o estágio no Shriners Hospital for Crippled Children, de 1943 a 1944;a experiência do estágio na Universidade Estadual de Iowa, de 1944 a 1945;relato sobre a March of Dime ;considerações sobre sua tese, intitulada “Equalização do comprimento dos membros inferiores ”;comentários sobre a medicina nos Estados Unidos e na Itália;seu retorno ao Brasil e ao Hospital Jesus, em 1945;referência ao início de seu trabalho como ortopedista do Hospital dos Comerciários, em 1948;relato sobre a técnica aprendida nos Estados Unidos e trazida para o Brasil;sua nomeação como chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital Jesus, em 1976.


Bota ortopédica utilizada em crianças com seqüela de pólio

Fita 2 Lado B

O I Simpósio Internacional de Ortopedia Pediátrica, em 1977;os intercâmbios realizados;a descoberta de novos remédios, a penicilina, a estreptomicina e a vacina contra a pólio;considerações sobre o desenvolvimento e o uso das vacinas Salk e Sabin e os três tipos de vírus; comentários acerca das diferenças entre as vacinas Salk e Sabin;referência ao artigo da Revista Life, de 1955, intitulado “O Novo Preventivo de Pólio ”;o espaço da pólio nas revistas médicas.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Entrevista: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Transcrição: Maria Lúcia dos Santos
Conferência de Fidelidade: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Sumário: Angélica Estanek Lourenço e Anna Beatriz de Sá Almeida
Resenha Biográfica: Laurinda Rosa Maciel
Número de Fitas: 2
Tempo de Gravação: 2h
Local: Rio de Janeiro, RJ
Data: 20/6/2002