Resenha Biográfica
Sumário das Entrevistas
Ficha Técnica

 



 

 

 

Resenha Biográfica

Arlindo Fábio Gômez de Sousa nasceu em maio de 1942, em Bagé, Rio Grande do Sul. Fez os primeiros estudos nessa cidade e desde o curso ginasial teve intensa participação política. O contato com a direção nacional da Juventude Estudanti l Católica o trouxe ao Rio de Janeiro e aqui fez a graduação, formando-se em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em 1966. Em julho de 1967, foi admitido na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)e acabou enveredando pelo campo da saúde pública, especiali zando-se em Administração e Planejamento em Saúde. Foi chefe do Departamento de Ciências Sociais, vice-diretor e diretor da ENSP e vice-presidente da Fiocruz (1985 a 1990).

Integrante do grupo que, desde o final dos anos 70, lutou por uma nova saúde pública no país, participou ativamente de cinco Conferências Nacionais de Saúde, coordenou a Comissão Nacional da Reforma Sanitária, presidiu a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO)e foi membro do Conselho Nacional de Saúde. Vivenciou a discussão entre os defensores das propostas campanhista versus serviço de rotina, em especial o debate acerca dos dias nacionais de vacinação. Sua experiência mais direta no processo de controle e erradicação da poliomielite no Brasil deu-se quando era vice-diretor da ENSP e um dos coordenadores do acordo com o Programa Ampliado de Imunizações (PAI), da OPAS, na referida escola.

Com grande experiência no campo da comunicação em saúde, sua entrevista também possibilitou a discussão acerca das estratégias e mudanças no uso das imagens veiculadas durante os Dias Nacionais de Vacinação ao longo dos anos, em especial a figura do Zé Gotinha e o material das campanhas (cartazes, filmes publicitários etc). Atuou diretamente na criação do Canal Saúde em 1994 e, desde então, ocupa o cargo de superintendente, atividade que acumula com a Chefia de Gabinete da Fiocruz desde 2002.

 

 

 

 

Sumário das Entrevistas

Fita 1 Lado A

Considerações sobre a graduação em Sociologia Política na PUC e as atividades como docente;o trabalho no Departamento de Ciências Sociais da ENSP;o panorama das ciências sociais no campo da saúde;referência ao ensino e à organização de cursos de saúde pública;comentários sobre a gestão da ENSP;menção a Ciro de Quadros e ao convite para as escolas de saúde pública integrarem o projeto do PAI;referência à reunião em Washington;o apoio de Eduardo Maranhão e Fernando Laender, do Departamento de Epidemiologia da ENSP;a coordenação do projeto de formação de pessoal do PAI;referência a Ernani Braga.

Fita 1 Lado B

Continuação dos comentários sobre a formação de pessoal e produção de material para cursos;menção ao apoio de João Baptista Risi Júnior e do Ministério da Saúde;referência ao programa de auto-suficiência em vacinas da Fiocruz;a estratégia dos dias nacionais de imunização e a questão da logística;a integração do PAI com os dias nacionais;comentários sobre as críticas às campanhas e o apoio à rotina;referência à mobilização da população para a vacinação;o contexto da ditadura militar e as campanhas de vacinação contra a poliomielite;a figura do Zé Gotinha e a propaganda nos meios de comunicação.


Cartaz do Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. FUNASA, Ministério da Saúde

Fita 2 Lado A

Continuação dos comentários sobre as propagandas das campanhas de vacinação da pólio nos meios de comunicação; comentários sobre a estratégia da propaganda em saúde;comparação entre a campanha da varíola e a da pólio;considerações sobre a campanha de vacinação da poliomielite como marco no campo da comunicação em saúde;a experiência positiva da vacinação da pólio e a ampliação para as demais doenças do PNI; menção ao trabalho na Secretaria e na Direção da Fiocruz;Bio-Manguinhos e a busca de auto-suficiência na produção de vacinas;a compra de vacinas e visitas a laboratórios no exterior;comentários sobre a busca de tecnologias para a produção de vacinas no Brasil;o incentivo da OPAS e da OMS para a criação do Sistema Regional de Vacinas (SIREVA) e a produção de vacinas no Brasil e no México;menção à questão de recursos; considerações sobre as condições dos laboratórios produtores de vacina na América Latina.

Fita 2 Lado B

Comentários sobre o interesse das grandes multinacionais em se associar à Fundação;considerações sobre o Programa Nacional de Auto-Suficiência em Imunobiológicos (PASNI)e a questão dos recursos;a busca de convênios com outros países e a questão de uma política nacional de auto-suficiência imunobiológica; considerações sobre a política de comunicação na Fiocruz e o Programa do Canal Saúde;a criação do Núcleo de Vídeo; menção a Paulo Buss e a Elói Garcia.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Entrevista: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Transcrição: Angélica Estanek Lourenço
Conferência de Fidelidade: Gissele Viana Carvalho
Sumário: Gissele Viana Carvalho e Anna Beatriz de Sá Almeida
Resenha Biográfica: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Número de Fitas: 2
Tempo de Gravação: 2h
Local: Rio de Janeiro, RJ
Data: 21/11/2001