Resenha Biográfica
Arlindo Fábio Gômez de Sousa nasceu em maio de 1942, em Bagé, Rio Grande do Sul. Fez os primeiros estudos nessa cidade e desde o curso ginasial teve intensa participação política. O contato com a direção nacional da Juventude Estudanti l Católica o trouxe ao Rio de Janeiro e aqui fez a graduação, formando-se em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em 1966. Em julho de 1967, foi admitido na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)e acabou enveredando pelo campo da saúde pública, especiali zando-se em Administração e Planejamento em Saúde. Foi chefe do Departamento de Ciências Sociais, vice-diretor e diretor da ENSP e vice-presidente da Fiocruz (1985 a 1990).
Integrante do grupo que, desde o final dos anos 70, lutou por uma nova saúde pública no país, participou ativamente de cinco Conferências Nacionais de Saúde, coordenou a Comissão Nacional da Reforma Sanitária, presidiu a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO)e foi membro do Conselho Nacional de Saúde. Vivenciou a discussão entre os defensores das propostas campanhista versus serviço de rotina, em especial o debate acerca dos dias nacionais de vacinação. Sua experiência mais direta no processo de controle e erradicação da poliomielite no Brasil deu-se quando era vice-diretor da ENSP e um dos coordenadores do acordo com o Programa Ampliado de Imunizações (PAI), da OPAS, na referida escola.
Com grande experiência no campo da comunicação em saúde, sua entrevista também possibilitou a discussão acerca das estratégias e mudanças no uso das imagens veiculadas durante os Dias Nacionais de Vacinação ao longo dos anos, em especial a figura do Zé Gotinha e o material das campanhas (cartazes, filmes publicitários etc). Atuou diretamente na criação do Canal Saúde em 1994 e, desde então, ocupa o cargo de superintendente, atividade que acumula com a Chefia de Gabinete da Fiocruz desde 2002.

Sumário das Entrevistas
Fita 1 Lado A
Considerações sobre a graduação em Sociologia Política na PUC e as atividades como docente;o trabalho no Departamento de Ciências Sociais da ENSP;o panorama das ciências sociais no campo da saúde;referência ao ensino e à organização de cursos de saúde pública;comentários sobre a gestão da ENSP;menção a Ciro de Quadros e ao convite para as escolas de saúde pública integrarem o projeto do PAI;referência à reunião em Washington;o apoio de Eduardo Maranhão e Fernando Laender, do Departamento de Epidemiologia da ENSP;a coordenação do projeto de formação de pessoal do PAI;referência a Ernani Braga.
Fita 1 Lado B
Continuação dos comentários sobre a formação de pessoal e produção de material para cursos;menção ao apoio de João Baptista Risi Júnior e do Ministério da Saúde;referência ao programa de auto-suficiência em vacinas da Fiocruz;a estratégia dos dias nacionais de imunização e a questão da logística;a integração do PAI com os dias nacionais;comentários sobre as críticas às campanhas e o apoio à rotina;referência à mobilização da população para a vacinação;o contexto da ditadura militar e as campanhas de vacinação contra a poliomielite;a figura do Zé Gotinha e a propaganda nos meios de comunicação.

Cartaz do Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. FUNASA, Ministério da Saúde
Fita 2 Lado A
Continuação dos comentários sobre as propagandas das campanhas de vacinação da pólio nos meios de comunicação; comentários sobre a estratégia da propaganda em saúde;comparação entre a campanha da varíola e a da pólio;considerações sobre a campanha de vacinação da poliomielite como marco no campo da comunicação em saúde;a experiência positiva da vacinação da pólio e a ampliação para as demais doenças do PNI; menção ao trabalho na Secretaria e na Direção da Fiocruz;Bio-Manguinhos e a busca de auto-suficiência na produção de vacinas;a compra de vacinas e visitas a laboratórios no exterior;comentários sobre a busca de tecnologias para a produção de vacinas no Brasil;o incentivo da OPAS e da OMS para a criação do Sistema Regional de Vacinas (SIREVA) e a produção de vacinas no Brasil e no México;menção à questão de recursos; considerações sobre as condições dos laboratórios produtores de vacina na América Latina.
Fita 2 Lado B
Comentários sobre o interesse das grandes multinacionais em se associar à Fundação;considerações sobre o Programa Nacional de Auto-Suficiência em Imunobiológicos (PASNI)e a questão dos recursos;a busca de convênios com outros países e a questão de uma política nacional de auto-suficiência imunobiológica; considerações sobre a política de comunicação na Fiocruz e o Programa do Canal Saúde;a criação do Núcleo de Vídeo; menção a Paulo Buss e a Elói Garcia.

Ficha Técnica
Entrevista: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Transcrição: Angélica Estanek Lourenço
Conferência de Fidelidade: Gissele Viana Carvalho
Sumário: Gissele Viana Carvalho e Anna Beatriz de Sá Almeida
Resenha Biográfica: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Número de Fitas: 2
Tempo de Gravação: 2h
Local: Rio de Janeiro, RJ
Data: 21/11/2001


|