Resenha Biográfica
Sumário das Entrevistas
Ficha Técnica

 



 

 

 

Resenha Biográfica

Fernando Laender nasceu em 1946, na cidade de Teófilo Ottoni, Minas Gerais. Concluiu a graduação em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)em 1972. Logo após sua graduação, veio para o Rio de Janeiro e fez residência no Hospital Pedro Ernesto. Teve contato com o professor Nelson de Moraes, diretor do Instituto de Medicina Social (IMS)da UERJ, e conheceu uma vertente mais social da saúde, já que estudou antropologia, epidemiologia e ciências sociais. Em 1975, começou a trabalhar no Centro de Saúde Germano Sinval Faria, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), por intermédio de Eduardo Costa, que era seu colega no IMS.

Além de fazer ambulatório, consulta externa e atendimento à população, havia um posto de vacinação no centro de saúde, e vem daí seu contato com as doenças imunopreveníveis. No início da década de 1980, ingressou no Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP, participando de cursos patrocinados pelo Programa Ampliado de Imunizações (PAI)da OPAS. Neste período, foi para Washington trabalhar na OPAS, com controle de doenças imunopreveníveis, e lá permaneceu durante cinco anos.

Trabalhou ativamente na implantação do Programa Nacional de Imunização (PNI)junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, fazendo um elo destas com a Secretaria Nacional de Ações Básicas em Saúde (SNABS), dirigida na época por João Baptista Risi Júnior. Em 1986, ao se lançar o compromisso de erradicação da poliomielite, o Brasil já havia avançado bastante no controle da doença, principalmente com a realização dos Dias Nacionais de Vacinação em todo o território nacional. Fernando Laender considerou este fator fundamental para o sucesso da campanha de erradicação da poliomielite.

Trabalhou em alguns países da África a convite da Organização Mundial de Saúde (OMS), e em vários outros na América Central, como El Salvador, Guatemala e Nicarágua. Foi assessor do PAI no Haiti e atualmente continua prestando assessoria à OPAS e trabalhando na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

 

 

 

Sumário das Entrevistas

Fita 1 Lado A

Considerações sobre sua cidade de origem, Teófilo Ottoni;a opção pelo curso de medicina;referência à residência de medicina social na UERJ e o interesse pela área desde a graduação;a ida para a Fiocruz e o trabalho desenvolvido na Unidade de Treinamento Germano Sinval Faria, na ENSP;as primeiras experiências na área de doenças imunopreveníveis;o convite da OPAS para ir a Washington;a volta ao Brasil e a divulgação do material para formação de pessoal em saúde pública;os antecedentes da decisão da erradicação da poliomielite nas Américas;considerações sobre a poliomielite tornando-se problema de saúde pública no Brasil;sua participação nas campanhas de erradicação da poliomielite nas Américas;opinião sobre a contribuição das Américas nesse processo; retomada do assunto da volta ao Brasil; comentários sobre a assessoria técnica prestada na África e na América Central; comentários sobre a relação entre o PAI e o pessoal de laboratório.

Fita 1 Lado B

As dificuldades e facilidades do trabalho no país;a relação do PNI com o Ministério da Saúde;considerações sobre a questão de recursos para a erradicação da poliomielite;considerações sobre a oposição campanha versus rotina;comentários sobre o acompanhamento do último caso de poliomielite no Brasil e nas Américas;a importância da continuidade das campanhas contra a poliomielite, no Brasil;as características da epidemia de pólio no Haiti e na República Dominicana, em 2000;referência aos casos ocorridos na década de 1990 no Egito e em países da ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas;considerações sobre as estratégias para o momento após a erradicação global da poliomielite;comentário sobre a ida para o Haiti e a epidemia de sarampo;considerações finais sobre a entrevista.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Entrevista: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Transcrição: Rosa M J Dutra
Conferência de Fidelidade: Ives Mauro Junior
Sumário: Ives Mauro Junior e Laurinda Rosa Maciel
Resenha Biográfica: Laurinda Rosa Maciel
Número de Fitas: 1
Tempo de Gravação: 1h
Local: Rio de Janeiro, RJ
Data: 7/1/2002