Resenha Biográfica
Sumário das Entrevistas
Ficha Técnica

 



 

 

 

Resenha Biográfica

Guido Antônio Espírito Santo Palmeira nasceu no Rio de Janeiro, em março de 1954. Seu interesse pela área biomédica teve influência de uma tia bióloga que trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz (IOC). As idas e vindas ao IOC e o contato com as atividades de laboratório o fizeram optar por Biologia num primeiro momento. No entanto, acabou se decidindo por Medicina e concluiu o curso em 1979, pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos, em Teresópolis, Rio de Janeiro.

Iniciou sua carreira na saúde pública ao vir para a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)fazer a Residência em Medicina Preventiva e Social, concluída em 1981. No ano seguinte esteve no Rio Grande do Norte, participando de um convênio da Fiocruz com a Secretaria Estadual de Saúde daquele estado, para super visionar as atividades de saúde pública. Participou, junto com Peter Patriarca e outros, na década de 1980, da pesquisa realizada em função dos surtos epidêmicos de pólio no Nordeste, que resultou na modificação da formulação da vacina Sabin.

Em 1983, tornou-se especialista em Epidemiologia, também pela ENSP, e ingressou no Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, passando a fazer parte da equipe do Programa Ampliado de Imunizações (PAI). Com isso, foi docente nas áreas de epidemiologia e vigilância epidemiológica para alunos de Moçambique e de vários estados do Brasil, além de coordenar cursos de especialização do Programa de Ensino a Distância (EAD)da ENSP/Fiocruz na área de Vigilância Epidemiológica e de Saúde Pública.

Atuou ativamente na organização das campanhas de vacinação no país, e este aspecto é bastante explorado em sua entrevista. Tornou-se mestre em Saúde Pública, pela ENSP, em 1994, e atualmente prossegue como pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde e coordenador pedagógico do Programa EAD da ENSP/Fiocruz.

 

 

 

 

Sumário das Entrevistas

Fita 1 Lado A

A origem familiar e a infância na Urca; a influência da tia bióloga e o vestibular para Biologia;a opção por Medicina;a vida acadêmica em Teresópolis de 1974 a 1979 e o direcionamento para a área de Saúde Pública;referência à residência na ENSP em Medicina Preventiva em 1980;o trabalho em Mossoró, Rio Grande do Norte, como vice-diretor de uma regional de saúde em 1981 e 1982; considerações sobre o período de internato em Pernambuco no Projeto Vitória de saúde comunitária e no Projeto Rondon, no Ceará, em 1979;comentários sobre a estruturação da Campanha de Vacinação da Poliomielite;o retorno para o Rio de Janeiro e o curso de especialização;o trabalho no PAI e o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica (CBVE);menção às viagens com José Wellington e à Associação de Saúde Pública (AESP).

Fita 1 Lado B

Continuação dos comentários sobre a AESP e a tentativa de articular uma associação nacional de sanitaristas;considerações sobre a discussão em torno da campanha de vacinação da pólio;sua oposição à campanha e o apoio à vacinação de rotina;a justificativa da campanha como estratégia específica para erradicação da poliomielite;menção ao uso da campanha da pólio para aumentar a cobertura de vacinação da tríplice no Rio Grande do Norte;referência às reuniões em Brasília para discussão da campanha da pólio;sua descrença na erradicação da poliomielite e sua visão mais global da questão da saúde;comentários sobre o surto de casos de pólio no Nordeste e o estudo de Peter Patriarca;considerações sobre o seu trabalho de campo neste estudo;menção ao afastamento do PAI e seu direcionamento para a docência;referência aos cursos de mestrado, doutorado e o ensino a distância, o Programa EAD da ENSP/Fiocruz.

Fita 2 Lado A

Continuação dos comentários sobre o ensino a distância e os cursos nos estados;menção à ida para Moçambique em 1988, pelo Unicef, para realizar o levantamento da rede de frio;considerações sobre a precariedade do país em estado de guerra;considerações sobre a OMS e a questão da AIDS e da malária na África.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Entrevista: Anna Beatriz de Sá Almeida e Laurinda Rosa Maciel
Transcrição: Maria Lúcia dos Santos
Conferência de Fidelidade: Ives Mauro Junior
Sumário: Gissele Viana Carvalho e Laurinda Rosa Maciel
Resenha Biográfica: Laurinda Rosa Maciel
Número de Fitas: 2
Tempo de Gravação: 1h10min
Local: Rio de Janeiro, RJ
Data: 26/10/2001